
DRA. THAiS ALENCAR
Cirurgia Robótica
O que é Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica é uma técnica cirúrgica mais nova, que se propõe a trazer um avanço em relação à técnica anterior, da videolaparoscopia. Os avanços são em vários sentidos.
O cirurgião consegue identificar certos vasos e enervações delicados, tornando o procedimento mais seguro
O acesso a cavidades e locais estreitos é facilitado, pois o cirurgião consegue uma rotação de punho muito maior que na videolaparoscopia. Quando há, por exemplo, um sangramento em local de difícil acesso, é possível se dar um ponto com mais facilidade e agilidade.
Se o cirurgião tem um tremor natural nas mãos, o robô cirúrgico corrige isso, evitando que se reflita no paciente.
No pós-operatório de uma cirurgia por robótica, verificamos menos dor dos pacientes se compararmos com aqueles operados por videolaparoscopia

Vantagens da cirurgia robótica colorretal
A cirurgia robótica pode trazer resultados melhores nas cirurgias colorretais, principalmente em situações desafiadoras como as que envolvem o acesso a pelve estreita ou em pacientes obesos. Tecnicamente, o robô aumenta a precisão cirúrgica e facilita dissecção retal baixa, sutura intracorpórea em retopexia e ligadura de vasos e anastomose intracorpórea em hemicolectomia direita. O robô elimina o tremor da mão humana e a área operada é vista em imagem em alta definição em 3 dimensões, aumentando a precisão cirúrgica e reduzindo o trauma aos tecidos e perda de sangue.
A primeira cirurgia robótica no Brasil foi realizada em 2008. As indicações e as contra-indicações para a cirurgia robótica são as mesmas da cirurgia laparoscópica: cirurgia abdominal anterior com extensas aderências e doenças cardiovasculares ou respiratórias.
Já foram feitos vários estudos que comparam resultados entre cirurgias robóticas e laparoscópicas. Eles concluem que a cirurgia robótica é segura e eficaz com resultados oncológicos e taxas de complicações equivalentes. O tempo de internação mostrou-se mais curto. Embora a cirurgia robótica tenha custos mais altos, eles podem ser compensados pelo menor tempo de internação.
PERGUNTAS FREQUENTES
O robô opera sozinho?
Não, o robô não tem autonomia, quem opera é o cirurgião, que, com a ajuda de um equipamento com braços robóticos, pode realizar movimentos mais precisos e suaves dentro do corpo do paciente.
Qual é o benefício de operar por robótica?
Pacientes podem apresentar resultados diferentes, mas normalmente atestam: significativamente menos dor; cicatrizes menores, recuperação e alta mais rápidas.
Em que caso a cirurgia robótica é indicada?
A cirurgia robótica não é uma opção para todos os pacientes e para todos os procedimentos. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica e como ela se compara a outras técnicas cirúrgicas.
É seguro operar por robótica?
Todo procedimento cirúrgico tem um risco, mas, pela natureza da cirurgia robótica, você pode esperar um risco muito baixo de infecção ou outras complicações em relação à cirugia aberta.
Certificação para operar por robótica
Lid est laborum dolo rumes fugats untras. Etharums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets. Fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets Lid est laborum dolo rumes fugats untras. Etharums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets. Fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets.
Lid est laborum dolo rumes fugats untras. Etharums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets. Fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets Lid est laborum dolo rumes fugats untras. Etharums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets. Fugats vitaes nemo minima rerums unsers sadips amets



segunda a sexta 8-18h | sábado 7-12h
IAD Instituto do Aparelho Digestivo de Brasília
Centro de Excelência do Hospital Anchieta. Torre A. 8º andar. Salas 802/811. Taguatinga, DF.
segunda a sexta 7-19h | sábado 7-13h
IAD Instituto do Aparelho Digestivo de Brasília
Centro de Excelência do Hospital Anchieta. Torre A. 8º andar. Salas 802/811. Taguatinga, DF.